Loading...
Apresentação 2018-07-16T14:39:28+00:00

Apresentação

70º Congresso Nacional de Botânica – Maceió/AL

Valorizando a diversidade vegetal, protegendo biomas nordestinos

Em nome da Sociedade Botânica do Brasil e da Universidade Federal de Alagoas, convidamos, com grande prazer e honra, a comunidade botânica a participar do 70º Congresso Nacional de Botânica que será realizado pela segunda vez, após 37 anos, em MACEIÓ, AL, no período de 20 a 25 de outubro de 2019, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

Este importante evento para a Ciência brasileira e internacional acontecerá em uma região onde há representatividade de vários biomas, como Caatinga, Mata Atlântica, Cerrado, incluindo diferentes tipos de vegetações, tais como restinga, manguezal, mata de brejo, sem esquecer os ambientes marinhos e lagunares. Voltando o olhar para tamanha riqueza definimos o tema “VALORIZANDO A DIVERSIDADE VEGETAL, PROTEGENDO BIOMAS NORDESTINOS”, para assim apresentá-la à comunidade botânica, que passará não somente a conhecê-la, mas também valorizá-la e protegê-la.

A belíssima cidade de Maceió, renomada como o “Paraíso das Águas”, capital do Estado de Alagoas, tem sua orla considerada como a mais bela dentre as capitais brasileiras. Está localizada na Mesorregião do Leste Alagoano, possui cerca de um milhão de habitantes, clima tropical quente, amenizado pelas constantes brisas marítimas. Apresenta uma área de 510.655 quilômetros quadrados e cerca de 40 quilômetros de praias fascinantemente belas, que encantam por suas águas que variam do verde ao azul mais puro e estão sob a vigilância de ativos e fiéis coqueirais. As manhãs são encarnadas de sol e o mar um espelho do céu, polvilhado de jangadas brancas. Em 2002 Maceió foi considerada a Capital Americana da Cultura, sendo a primeira do Brasil a receber este título, devido ao rico folclore, ao artesanato e aos artistas dela filhos, tais como escritores e músicos.

Parafraseando o poeta Noaldo Dantas, “Deus, além de brasileiro, era alagoano”, pois “não se cria um estado com tanta beleza, sem cumplicidade” já que além das belas praias maceioenses, o congressista poderá se deleitar com outras praias encantadoras e mundialmente famosas existentes em municípios próximos, tanto em direção ao litoral sul quanto em direção ao litoral norte do estado, como a Praia do Francês, da Barra de São Miguel, do Gunga, de São Miguel dos Milagres, de Maragogi, entre outras.

Para recebê-los neste paraíso, de povo hospitaleiro e bom, terra fértil e comida melhor do que o maná, estamos trabalhando para um evento com programação diversificada, no sentido de atender todas as áreas da Botânica, procurando apresentar as novidades científicas da área, trabalhos de jovens botânicos, projetos em educação, entre outros, esperando contar também com a participação de importantes, tradicionais e pioneiros pesquisadores.

Maceió aguarda todos, com imenso prazer, em outubro de 2019!

Comissão Organizadora do 70º Congresso Nacional de Botânica