Minicursos
Observações:
- Para se inscrever nos minicursos é preciso estar inscrito(a) no Congresso;
- A inscrição nos minicursos é realizada por meio da Área do Participante;
- O valor da inscrição por minicurso é R$ 50,00.
Desenvolvimento do sistema caulinar primário: bases ontogenéticas de estruturas foliares
Docente Responsável: Gladys Flavia de Albuquerque Melo de Pinna
Instituição: Universidade de São Paulo
Resumo | Vagas | Dias | Carga Horária |
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A proposta deste minicurso é desenvolver no aluno a capacidade de interpretar o desenvolvimento do sistema caulinar, associando a anatomia vegetal com os mecanismos moleculares envolvidos neste processo. Por meio deste curso, objetiva-se a construção do conhecimento da organogênese no corpo primário das plantas vasculares, a partir do estabelecimento do embrião, com ênfase nos processos da ontogênese foliar. | 20 | 19 e 20/10/19 | 16 |
Desenvolvimento do sistema caulinar primário: bases ontogenéticas de estruturas foliares
Docente Responsável: Gladys Flavia de Albuquerque Melo de Pinna
Instituição: Universidade de São Paulo
Biodiversidade de algas marinhas bentônicas no Brasil
Docente Responsável: Mutue Toyota Fujii
Instituição: Instituto de Botânica
Resumo | Vagas | Dias | Carga Horária |
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O número de táxons conhecido para algas marinhas bentônicas no Brasil é de cerca de 900, porém as atividades como pesca predatória, empreendimentos costeiros, turismo e crescimento urbano desordenado podem levar à perda da diversidade específica e simplificação ou desaparecimento de habitats. As respostas são visíveis pelas mudanças de dominância nas comunidades e pelo desaparecimento de espécies reportadas no passado, sugerindo que considerável biodiversidade pode ser perdida antes mesmo de ser conhecida em detalhe. Esse fato aliado à carência de taxonomistas ou de interesse nessa área de estudo, este importante recurso biológico poderá ficar comprometida. Desta forma, é necessário investir na formação de recursos humanos para dar continuidade aos estudos morfológicos, aliados às ferramentas moleculares, para melhor conhecimento da origem e linhagem evolutiva da ficoflora brasileira. Delimitar espécies morfologicamente similares neste grupo não é uma tarefa fácil, visto que são organismos com talo relativamente simples e convergentes; consequentemente, muitos problemas taxonômicos e erros nomenclaturais persistem. O curso tem por objetivo apresentar a estado da arte do conhecimento da biodiversidade de algas marinhas bentônicas no Brasil e as principais características morfológicas úteis para a identificação dos principais grupos taxonômicos das espécies mais comumente encontradas nas praias. | 20 | 19/10/2019 | 8 |
Biodiversidade de algas marinhas bentônicas no Brasil
Docente Responsável: Mutue Toyota Fujii
Instituição: Instituto de Botânica
Ferramentas de análise de comunidades de briófitas aplicadas a estratégias de conservação
Docentes Responsáveis: Mércia Patrícia Pereira Silva e Wanessa Vieira Silva Menezes Batista
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo | Vagas | Dias | Carga Horária |
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As briófitas apresentam uma série de características morfofisiológicas que as classificam como eficientes indicadoras de qualidade ambiental. A proposta do minicurso é fornecer bases teóricas e práticas (estas totalmente em ambiente R) para que o aluno possa dominar as ferramentas básicas de métricas de comunidade e estimativas de diversidade destes organismos bioindicadores para aplicação em estudos de conservação. Nesse contexto, serão apresentados conceitos sobre bioindicadores e briófitas, bem como sobre os parâmetros de ecologia de comunidades, análise espacial e ferramentas utilizadas para seleção de espécies e áreas prioritárias para conservação. | 20 | 19 e 20/10/19 | 16 |
Ferramentas de análise de comunidades de briófitas aplicadas a estratégias de conservação
Docentes Responsáveis: Mércia Patrícia Pereira Silva e Wanessa Vieira Silva Menezes Batista
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Germinação de sementes do Cerrado: fogo e sazonalidade
Docentes Responsáveis: Luís Felipe Daibes e Diego Fernando E. Escobar
Instituição: Universidade Estadual Paulista
Resumo | Vagas | Dias | Carga Horária |
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O Cerrado compreende diferentes ecossistemas, incluindo campos, savanas e florestas, apresentando clima sazonal. A sazonalidade da vegetação implica em uma limitação temporal para a germinação e estabelecimento de plântulas, com cinco meses de seca ao ano e precipitações concentradas nos meses chuvosos. Já o fogo, afeta com frequência os campos e savanas, consumindo o estrato herbáceo. Assim, muitos estudos sobre germinação de sementes do Cerrado esperam encontrar características adaptativas para regeneração do ecossistema. Neste minicurso, serão apresentados resultados de pesquisas ecológicas e implicações evolutivas da germinação e atributos funcionais das sementes. | 20 | 20/10/2019 | 8 |
Germinação de sementes do Cerrado: fogo e sazonalidade
Docentes Responsáveis: Luís Felipe Daibes e Diego Fernando E. Escobar
Instituição: Universidade Estadual Paulista
Identificação de plantas em ambientes naturais
Docente Responsável: Vinícius Castro Souza
Instituição: Universidade de São Paulo
Resumo | Vagas | Dias | Carga Horária |
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O minicurso tem como objetivo capacitar os participantes a identificar as principais famílias de plantas presentes nos ambientes naturais, como uma primeira abordagem para a identificação de espécies, adequando-se aos tipos de vegetação presentes na região de Maceió, AL. Será dada ênfase no reconhecimento por meio dos caracteres vegetativos, iniciando-se pelas 15-20 famílias mais comuns nos ecossistemas naturais, as quais representam geralmente mais de 70% da flora. Complementarmente, serão apresentadas ferramentas para a identificação de gêneros e espécies. | 12 | 19 e 20/10/19 | 16 |
Identificação de plantas em ambientes naturais
Docente Responsável: Vinícius Castro Souza
Instituição: Universidade de São Paulo
Informática em biodiversidade, ferramentas e desenvolvimentos para análise de coleções biológicas
Docentes Responsáveis: Maria Regina de Vasconcellos Barbosa e Ingrid Koch
Instituição: Universidade Federal da Paraíba e Universidade Estadual de Campinas
Resumo | Vagas | Dias | Carga Horária |
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O INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos do Brasil disponibiliza milhões de registros de espécimes de plantas e fungos, de acesso público e aberto, integrando informações de acervos dos herbários do país e repatriando dados sobre coletas realizadas em solo brasileiro depositadas no exterior. Na e-infraestrutura do INCT–HVFF (http://inct.splink.org.br) há uma série de ferramentas elaboradas para auxiliar os usuários em suas buscas e ampliar as potencialidades para utilização dos dados. No mini-curso estas ferramentas serão exploradas, a partir de exemplos, tutoriais e exercícios. Além de buscas e do uso de ferramentas que permitem avaliar a qualidade dos dados para a seleção dos mesmos, serão gerados mapas de distribuição, avaliadas lacunas de conhecimento e produzidos modelos de distribuição potencial a partir dos dados reunidos pelos alunos. | 20 | 19 e 20/10/19 | 16 |
Informática em biodiversidade, ferramentas e desenvolvimentos para análise de coleções biológicas
Docentes Responsáveis: Maria Regina de Vasconcellos Barbosa e Ingrid Koch
Instituição: Universidade Federal da Paraíba e Universidade Estadual de Campinas
Introdução à ilustração botânica digital
Docente Responsável: Milton Omar Córdova Neyra
Instituição: Universidade do Estado do Mato Grosso
Resumo | Vagas | Dias | Carga Horária |
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O curso tem como principal enfoque o uso de técnicas e softwares especializados digitais de desenho e edição gráfica (Paint, Adobe Photoshop e Power Point). Tais ferramentas têm como destino a produção de ilustrações aplicadas em atividades didáticas, estudos, pesquisas e divulgações, nas áreas de Biologia, orientado principalmente à Botânica. Os objetivos do curso são oferecer o conhecimento sobre a importância da ilustração científica, quanto às suas funções, práticas nas aplicações e às suas contribuições na divulgação e publicação científica proporcionando conhecimentos básicos do uso de recurso virtuais, processos e técnicas básicas na produção de ilustrações científicas digitais, incentivando o uso de softwares. | 30 | 19 e 20/10/19 | 16 |
Introdução à ilustração botânica digital
Docente Responsável: Milton Omar Córdova Neyra
Instituição: Universidade do Estado do Mato Grosso
Taxonomia de pteridófitas neotropicais
Docente Responsável: Vinícius Antonio de Oliveira Dittrich
Instituição: Universidade Federal de Juiz de Fora
Resumo | Vagas | Dias | Carga Horária |
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O curso visa oferecer uma introdução à taxonomia de pteridófitas neotropicais. É apresentada, em aula teórica, a classificação mais recente do grupo (de 2016), e cada uma das famílias com representantes indígenas no Brasil é abordada, com ênfase nas famílias mais ricas e com maior importância ecológica/econômica. Após esta introdução teórica, os alunos passam a examinar exemplares das famílias mais importantes na prática, com identificação de materiais do maior número possível de exemplares, objetivando um conhecimento básico deste importante grupo de plantas nos neotrópicos. | 12 | 19 e 20/10/19 | 16 |
Taxonomia de pteridófitas neotropicais
Docente Responsável: Vinícius Antonio de Oliveira Dittrich
Instituição: Universidade Federal de Juiz de Fora
Ciência nas alturas: técnicas de escalada e rapel na coleta e pesquisa botânica
Docente Responsável: Christiano Peres Coelho
Instituição: Universidade Federal de Jataí
Resumo | Vagas | Dias | Carga Horária |
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O mini-curso trabalhará as principais técnicas de ascensão em árvores, deslocamento em copas, técnicas de descenso (rapel), coleta de material botânico em locais de difícil acesso, como paredões e cachoeiras, técnicas de segurança e resgate em ambientes florestados e de difícil acesso, além de técnicas de pesquisa e coleta de dados em dossel de ambientes florestados e/ou ambientes de difícil acesso. | 20 | 19 e 20/10/19 | 16 |
Ciência nas alturas: técnicas de escalada e rapel na coleta e pesquisa botânica
Docente Responsável: Christiano Peres Coelho
Instituição: Universidade Federal de Jataí
R versus Botânicos: será que dá match?
Docente Responsável: Fabiana Gonçalves Barbosa
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande
Resumo | Vagas | Dias | Carga Horária |
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No passado, usávamos programas estatísticos e de SIG, mas isso implicava a disponibilidade de programas gratuitos ou compra de programas. Nos últimos anos, a crescente popularização do R mostra a facilidade de trabalhar com essa linguagem voltada para análise de dados. Hoje, R boa parte da comunidade acadêmica usa o R como programa principal para suas análises. Então, neste minicurso, nós (ministrantes) apresentaremos o ambiente R para vocês (botânicos – participantes do minicurso). O participante aprenderá noções básicas de funções/comandos para (i) realizar testes/análises estatísticas e (ii) criar/editar gráficos e mapas no ambiente R. E ai, será que vai dar match? | 30 | 19 e 20/10/19 | 16 |
R versus Botânicos: será que dá match?
Docente Responsável: Fabiana Gonçalves Barbosa
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande
Bioprospecção de moléculas vegetais bioativas e análises de citotoxicidade/mutagenicidade
Docente Responsável: Silvany de Sousa Araujo
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo | Vagas | Dias | Carga Horária |
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Muitas espécies de plantas são utilizadas para o tratamento de doenças em todo mundo, os metabólitos secundários presentes nelas têm sido considerados uma fonte de princípios ativos para uma infinidade de patologias. Contudo, apesar das vantagens terapêuticas, sabe-se que plantas medicinais e seus produtos podem ter propriedades tóxicas, incluindo as de natureza cancerígena e mutagênica. O objetivo desse minicurso é levar conhecimento aos alunos dos principais métodos de detecção de citotoxicidade e genotoxicidade, mostrando como são feitas essas análises e os principais organismos modelos adotados. | 20 | 19/10/2019 | 8 |
Bioprospecção de moléculas vegetais bioativas e análises de citotoxicidade/mutagenicidade
Docente Responsável: Silvany de Sousa Araujo
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Memórias botânicas: estratégias de ensino de botânica para uma aprendizagem significativa
Docente Responsável: Cláudia Elena Carneiro
Instituição: Universidade Estadual de Feira de Santana
Resumo | Vagas | Dias | Carga Horária |
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O minicurso abordará estratégias de ensino de botânica a partir do resgate das memórias pessoais dos participantes, visando uma aprendizagem significativa. Os participantes serão estimulados a refletir e discutir sobre os temas “cegueira botânica” e “botânica do cotidiano”, associando a sua vivência ao conhecimento científico de forma lúdica e prazerosa. | 20 | 20/10/2019 | 8 |
Memórias botânicas: estratégias de ensino de botânica para uma aprendizagem significativa
Docente Responsável: Cláudia Elena Carneiro
Instituição: Universidade Estadual de Feira de Santana
Arborização urbana: possibilidades, desafios e contextualização para o ensino de Botânica
Docente Responsável: Fernando Perioto
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Resumo | Vagas | Dias | Carga Horária |
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O curso trará questões sobre a arborização de ruas, canteiros centrais, praças e parques municipais no contexto do Ensino de Botânica em espaços não formais, além do levantamento de problemas e possibilidades relacionados ao ensino de Ciências e de Botânica nos ensinos Fundamental e Médio, da discussão e troca de experiências relacionadas à educação biológica contemporânea e propostas e alternativas para o ensino aprendizagem em Botânica. | 30 | 20/10/2019 | 8 |
Arborização urbana: possibilidades, desafios e contextualização para o ensino de Botânica
Docente Responsável: Fernando Perioto
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Líquens do semiárido nordestino
Docente Responsável: Edvaneide Leandro de Lima Nascimento
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo | Vagas | Dias | Carga Horária |
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O objetivo deste curso é proporcionar a ampliação e divulgação do conhecimento sobre os líquens, simbiontes tão importantes para os ecossistemas terrestres e para a economia. O minicurso terá início com a apresentação das principais características morfológicas dos liquens com ênfase no tipo crostoso. Em seguida serão abordadas as técnicas utilizadas nos estudos taxonômicos e de diversidade. Continuaremos falando sobre a diversidade encontrada no semiárido de Pernambuco, destacando resultados obtidos nos últimos anos. | 20 | 19 e 20/10/2019 | 16 |
Líquens do semiárido nordestino
Docente Responsável: Edvaneide Leandro de Lima Nascimento
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Técnica e estética: uma introdução ao processamento de tecidos vegetais
Docentes Responsáveis: João Paulo Rodrigues Marques e Marli Kasue Misaki Soares
Instituição: Universidade de São Paulo
Resumo | Vagas | Dias | Carga Horária |
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Estudos em botânica estrutural requerem o conhecimento básico das técnicas empregadas em microscopia de luz e eletrônica para que haja uma coerência entre o objetivo da pesquisa e a obtenção dos resultados. Um dos problemas mais comuns é o surgimento de artefatos e o cuidado no preparo acaba sendo indispensável para o estudo dos tecidos vegetais. Nesse curso serão apresentadas as diferentes técnicas de microscopia de campo claro, polarização, fluorescência, microscopia eletrônica de varredura e de transmissão. Os principais métodos de coloração de tecidos vegetais e dicas sobre a captura de imagens também serão contemplados. | 20 | 19 e 20/10/2019 | 16 |
Técnica e estética: uma introdução ao processamento de tecidos vegetais
Docentes Responsáveis: João Paulo Rodrigues Marques e Marli Kasue Misaki Soares
Instituição: Universidade de São Paulo